
Janeiro Branco
A Campanha Janeiro Branco é um movimento social e cultural que nasceu em 2014 no Brasil e hoje mobiliza pessoas no mundo todo em torno da saúde mental. A APSIM faz parte desse movimento ao incentivar seu cuidado repensando as relações, as emoções e os aspectos da vida sempre em movimento.
A pressão para ter qualidade de vida, performance profissional, estética, financeira -todas elas muito alimentadas pelas redes sociais- nos afastam do respeito a um ritmo próprio, individual e singular. Mas vivemos coletivamente, somos responsáveis pelo ambiente no qual estamos inseridos e saber identificar formas de sofrimento faz parte do laço social ou deveria fazer.
Neste sentido, buscar ou indicar ajuda de profissionais especializados é um convite ao cuidado, à prevenção e à reflexão que contribui para a compreensão de um estar no mundo de uma forma saudável frente aos impasses que o mundo contemporâneo impõe.
No Brasil, a campanha do Janeiro Branco conta com o apoio de profissionais, instituições e governo e é uma campanha reconhecida por legislações municipais, estaduais e federais na tentativa de ampliar o alcance à conscientização da importância do diálogo acerca da prioridade no cuidado com a saúde mental individual e coletiva.
Quando cuido de mim, cuido dos outros, de quem me cerca, das minhas relações e da sociedade em que vivo. Ter consciência do que afeta, adoece e de como estar no mundo de forma singular e respeitosa pode transformar a realidade de muitos.
A campanha é também uma forma de combate ao estigma que acompanha quem precisa de ajuda. Sentir-se vulnerável e se sensibilizar numa sociedade que valoriza a individualidade é saúde e não doença.
De acordo com o site www.janeirobranco.org.br “o mundo está exausto, de pressões, urgências e silêncios. Precisamos recuperar o centro, reconstruir vínculos e resgatar a serenidade que sustenta a vida. Quando a mente encontra paz, tudo ao redor respira melhor, inclusive nossas instituições, territórios e relações sociais, tão impactadas pela urgência das necessidades psicossociais humanas”
Vamos ressignificar o cuidado com a Saúde Mental e a APSIM apoia esse movimento!
Vanessa T. Calderelli

Vanessa T. Calderelli
Veja Também

Janeiro Branco

MOsquiTIM de ANÁLISE – Qual é a graça em fazer psicanálise?

Problemas de comportamento na infância, e agora? – Parte 2: Como resolver conflitos com o seu filho

Problemas de comportamento na infância, e agora?

Qual a sua personalidade? Guerra de Tróia vai nos ajudar a responder

MOsquiTIM de ANÁLISE – O que é terapia? E análise?

Terapia online: o tratamento em-linha em Psicanálise


